Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Curso da UAM
História do Jornal
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca

Página inicial

Atividade Física na Terceira Idade

Atualmente a prática da atividade física na terceira idade tem se tornado muito comum. Isso se deve cada vez mais às evidências científicas que apontam para o efeito benéfico do exercício.

O processo do envelhecimento causa no organismo uma série de alterações fisiológicas e o impacto dessas mudanças no corpo acaba acarretando para o idoso mudanças em seu estilo de vida, pois ele não consegue mais realizar as mesmas tarefas de antes.

Essas modificações geram entre outras coisas, perda de coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade, resistência aeróbia e o aumento da gordura corporal.

Para evitar esses danos é muito importante a realização de atividade física orientada e regular. Essa prática, aliada a hábitos saudáveis, pode diminuir em 25% os casos de doenças cardiovasculares e em 10% os casos de acidente vascular cerebral.

Vale citar como ponto mais importante talvez, a redução de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos.

Dentre os benefícios da atividade física, na melhor idade, podemos citar:
- aumento da resistência aeróbia;
- aumento da autonomia e sensação de bem-estar;
- redução da perda de massa óssea, ajudando no combate à osteoporose;
- combate à obesidade;
- maior sociabilidade;
- retardo no surgimento da diabetes.

Além disso, vale lembrar que músculos e ossos mais fortes reduzem o risco de quedas e fraturas.

Existem muitas opções de atividades: caminhadas, musculação, dança. A escolha é você quem faz.

A dica é descobrir a atividade que mais se ajusta à sua vida.

Aproveite!

Ana Paula Cioni
Profª de Educação Física
anapaula@serequilibrio.com.br

Edições Anteriores
Edição Nº 29
* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016