Livros
GOMES, Sylvio Feliciano. O Romance de Minha Vida.
Editora Alis:
Belo Horizonte, 2012.
O autor, nascido em Pernambuco em 1937, conta a sua história. Filho de pais semianalfabetos, irmão de quatro homens e três mulheres, desde muito pequeno teve que enfrentar a pobreza.
Foi engraxate, guia de cego, empacotador de sapólio, passador de roupas em lavanderia, vendedor de balas de goma, ajudante de encanador, auxiliar geral, militar do Exército.
Tendo concluído o primário aos 11 anos, somente aos 28 anos de idade, após cursar o supletivo, conseguiu completar o ginasial e o colegial.
Após, pela Universidade Mackenzie, cursou dois anos de Física e pela Universidade de São Paulo, concluiu com louvor o curso de Geografia, tornando-se professor. Em 1980, aos 43 anos, concluiu o curso de Direito pela mesma Universidade.
Por retratar um exemplo vivo de persistência e obstinação, recomendamos a leitura do romance.
Por Nilde Tavares Lima
GORDON, Noah. O Diamante de Jerusalém.
Tradução de Aulyde Soares Rodrigues. Editora Rocco: Rio de Janeiro, 1997.
Noah Gordon é mestre em literatura e escrita criativa, tendo publicado pela Rocco entre outros: O Físico, Xamã, O Rabino, O Último Judeu.
Neste, Gordon nos brinda com a história do diamante da Santa Inquisição, que faria parte do tesouro dos hebreus antigos, desaparecido antes de Cristo.
Os fatos vão se sucedendo e o leitor, preso à narrativa, vai vivenciando situações interessantes, muito bem amarradas, que tornam a leitura agradável e atraente.
Vale conferir!
Por Nilde Tavares Lima
MEDEIROS, Maria Augusta de. Cores em Cordel.
Ilustrações de Gilberto Tomé.
Formato Editorial: São Paulo, 2012.
“Quando chega a primavera
Parece até que pintores
Retocando a natureza
Pintaram múltiplas flores
E convidam nossos olhos
Para uma festa de cores.”
E por aí vai a autora Maria Augusta (Magú para os amigos) desfilando o seu Cordel, num festival de palavras e de Cores embelezadas por primorosas ilustrações, para o deleite e encantamento dos nossos olhos e dos nossos sentimentos ora de crianças, ora de adultos.
Por Albanita de Paiva