Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Curso da UAM
História do Jornal
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca

Página inicial

AULA INAUGURAL: compartilhamento, homenagens e emoção

Na aula inaugural do primeiro semestre, que aconteceu no dia 3 de março, tivemos o privilégio de ter como palestrante, a convite do nosso coordenador Prof. Dr. Antonio Jordão Netto, o geriatra Prof. Dr. Wilson Jacob Filho, professor da USP que falou sobre “O desafio do século XXI é o envelhecimento saudável”. Muitíssimo aplaudido pela plateia, o tema agradou a todos.

Fizeram parte ainda da mesa a Profª Drª Marcia Flaire Pedrosa e o Prof. Dr. Luiz Augusto de Paula Souza,

representando a pró-reitoria de Educação Continuada e Profª Drª Alexandra Fogli Serpa Geraldini.

Complementando a apresentação do Dr. Wilson, foram homenageados neste dia os três alunos mais idosos da UAM, que neste ano completam 100 anos de idade: Eugenia Fischer, Esmeralda Maria Luisa Molico Rezende e Jayme Chaim Kuperman.
Os três centenários fizeram discurso e agradeceram emocionados. Vários familiares e amigos, colegas e professores vieram cumprimentá-los.

Para conhecer o conteúdo dos depoimentos dos aniversariantes que estão na seção Crônicas, basta clicar nos nomes Eugenia, Esmeralda e Jayme.

Em seguida, os representantes de classes da UAM distribuíram aos calouros deste semestre o vasinho de flores ofertado pelo COGEAE.

Por Rosa Satiko Oguri

Culinária Coreana no Consulado da Coréia

No dia 8 de abril, a fase IV C foi convidada pela Profª Drª Beth Hong para assistir sua última aula sobre a culinária coreana do seu módulo “Uma península chamada Coréia” no Centro de Educação do Consulado Geral da República da Coréia em São Paulo.

Fomos recebidos pelo palestrante, o chefe de cozinha João Son, que primeiramente fez um breve apanhado sobre as duas Coreias e sua separação política. Em seguida falou sobre a Coréia do Sul e seus aspectos geográficos, seu povo forte e disciplinado, que a tornou autossustentável, e finalmente sobre a cultura da culinária (Hansik).

Enfocou que a comida coreana está toda fundamentada no arroz, que acompanha todos os pratos, verduras, legumes, pescados, frutos do mar, pimentas e no dubu, (nome do queijo tofu em coreano). Por ser uma região 70% montanhosa, não tem como criar gado, sendo assim a carne bovina importada, muito cara e de pouco uso na culinária.

Como aula prática fomos a um restaurante degustar as receitas típicas, com a ressalva que tudo que era avermelhado continha pimenta.

Visitamos também um bazar e uma mercearia com produtos típicos coreanos.

Passeio agradável e muito interessante que nos levou a conhecer uma cultura culinária bem exótica.

Por Sueli Carrasco

Edições Anteriores
Edição Nº 29

* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016