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O adulto mais velho como contador de história:
um benefício para todos


Embora querendo me dirigir à terceira idade, começo fazendo uma retrospectiva e um paralelo entre os atuais "sessentões" e os "trintões".

Existem verdades irrefutáveis:
- Aos mais velhos: todos fomos bonitinhos, mocinhos, "durinhos", magrinhos.
- Aos mais jovens: todos chegarão às rugas, à calvície ou ao cabelo branco.

Durante este processo, todos passamos do riso infantil à contestação da adolescência, enfrentando o famoso conflito de gerações. Atingindo a fase adulta definimos com um pouco mais de clareza nossos valores, buscando dirigir a vida com maior independência.

Ultrapassadas estas fases, há o preparo para a vida prática. Nesta época, é comum já estar-se em companhia de alguém que, tendo feito um trajeto semelhante, conseguiu sequestrar sentimentos afetivos, surgindo o desejo do compartilhar, inerente ao ser humano tanto biologicamente como psicologicamente.

No entanto, embora todos tenham passado por estas etapas e outros ainda o farão, noto uma grande diferença entre estas duas gerações enquanto esforço para ultrapassar estas fases que devem ser sempre muito lembradas, até exaltadas pelos mais velhos: - as faculdades em menor número exigiam do candidato dedicação plena: não havia férias, feriados e fins de semana - em sendo a classe média extremamente diminuta, nem todos conseguiam atingir o patamar do nível universitário; assim, a luta pela sobrevivência começava mais cedo: antes dos 18 anos já se trabalhava de estafeta, de vendedor, optava-se pelo funcionalismo público para ser "escriturário", pequeno comerciante etc. Absolutamente não quero dizer que tenham desaparecido estas funções; quero dizer apenas que as opções da época estavam mais voltadas a este perfil quando viam inviabilidade de uma formação universitária. Não havia a possibilidade de "esticar" a adolescência.

Com todo este preâmbulo, o que quero dizer é que a responsabilidade sobre a própria vida, a busca para sair do ovo materno, a luta pela independência me parecem ser mais pertinentes à geração mais velha do que à atual, pois não se tinha possibilidade de escolha: ou ingressava-se rapidinho no terceiro nível ou ia-se trabalhar para ajudar tanto a família como a si próprio, constituindo novo núcleo.

Sobressaio isto porque não é incomum a tendência do mais velho olhar para trás e pensar naquilo que poderia ter feito e não naquilo que de fato produziu, fez, lutou. O fato de estar aposentado leva-o a viver e sentir apenas o presente, ajuizando-se sem utilidade, rejeitado por não mais produzir, empurrando-o a um estado deprimido.

Não quero denegrir o jovem atual, mas gostaria de lembrar aos mais velhos o quanto se sobressaíram no decorrer da vida, o quanto se doaram para chegar ao sustento da família, quanto valor existiu na luta, quantas passagens difíceis foram superadas, com que orgulho devem olhar para os descendentes sabendo-se colaboradores maiores desta juventude, mesmo estando os filhos entre aqueles que não tendo obtido o êxito esperado, mantém os pais como provedores.

Meu convite é para que todos pensem nas suas vitórias, nas suas origens, nas transformações que propiciaram na vida dos outros, na própria vida e a grande colaboração que fizeram junto à sociedade.

Colaborando com este quadro, a sociedade esquece que os benefícios que vivem no presente devem-se ao passado construído por aqueles que estão com idade mais avançada. Ao invés de colherem informações, de exaltarem as construções feitas nos mais diversos setores e transformarem o "velho" numa escola de aprendizes, além de ignorá-los, não é incomum imprimir-se um tom de menosprezo. A pouca valorização é injusta principalmente por ser regra da natureza a passagem por todas estas etapas.

Não querendo absolutamente denegrir o trabalho de historiadores (pelo contrário, exalto-os), é muito interessante ouvir as experiências vividas, é muito rico tomar conhecimento através de depoimentos de quem viveu a história com os detalhes que envolvia família, preocupações, atitudes tomadas, mudanças que precisaram acontecer mediante algum fato significativo (política, revoluções, o aparecimento da tecnologia, as transformações de hábitos sociais, etc.). Poderíamos dizer que o que estudamos nos livros seria completado com o relato oral ou com um registro "caseiro" que vem, com certeza, carregado de emoção.

Treinar o ouvido atentando às informações que o idoso tem a ofertar é não só benefício para ele, que se sentirá sustentado e apoiado, como também fonte riquíssima de aprendizagem, podendo-se fazer paralelos entre o hoje e o ontem.

Faz-se necessário enaltecer-se em relação aos anos que passaram, relembrar com satisfação o que fizeram, imprimir alegria nas conquistas, olhar o que passou carregado de satisfação.

Façamos do "adulto mais velho" um grande contador de histórias! Todos teremos muito a ganhar.



Eneida Souza Cintra
Psicóloga
eneidasouza@uol.com.br


 

 
 
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