Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Curso da UAM
História do Jornal
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca

Página inicial

SAUDADES

Muitos entram e muitos saem, por motivos diversos, da Universidade Aberta à Maturidade da PUC-SP. Mas os relatos de saudades do que foi vivido dentro e fora das salas de aula é o sentimento que impera entre os alunos que saíram. Zélia Tsuyako Adachi nos deixou e seu marido comentou com Rosa Oguri e Betty Jonas, que estiveram presentes na missa de 7º dia, que ela sentia muita falta da PUC-SP e que gostava muito das colegas conquistadas durante o curso. Que fique esta mensagem de carinho e consideração para todas que tiveram o prazer de conviver com Zélia, que faria 76 anos no próximo dia 31 de maio.

Zélia Tsuyako Adachi (1998)

AULA INAUGURAL

Por Célia Gennari e Lela Saadi

Dra. Andrea Prates

Todo semestre acontece na Universidade Aberta à Maturidade da PUC-SP a aula inaugural, evento que tem por objetivo receber os novos alunos e integrá-los aos demais.

Em março Dr. Antonio Jordão Netto e Dra. Marilia Marino, coordenadores da Universidade Aberta à Maturidade, fizeram as honras da casa e receberam a convidada Dra. Andrea Prates, que proferiu a palestra da aula inaugural que despertou o interesse de todos os presentes.

Dra. Andrea Prates, médica, geriatra e gerontóloga, com mais de 30 anos de experiência na área e profundo conhecimento sobre longevidade e envelhecimento saudável, é mestre em Promoção de Saúde pela Universidade de Londres, colaboradora do Programa Curso de Vida e Envelhecimento da Organização Mundial de Saúde e atua em consultório e em projetos junto a Contemporânea, consultoria aplicada para longevidade.

Segundo a doutora, foi uma honra dar a aula inaugural do primeiro semestre de 2016 da Universidade Aberta à Maturidade. Especialmente, por ocasião da comemoração dos 25 anos de atividade do programa, que é um dos mais bem sucedidos do país. “Os participantes estavam muitos entusiasmados com o início do novo ano letivo. Alguns veteranos, já com muitos anos de participação e outros iniciando o curso. Procurei nesta aula dar um panorama do impacto da longevidade na sociedade – na demografia, na economia, na cultura, no trabalho e outras áreas. Todos participaram ativamente, trazendo várias questões que enriqueceram ainda mais o debate”, comentou a gerontóloga, que agradeceu o carinho recebido e a participação de todos. “Foi muito gratificante o contato com as pessoas – alunos, professores e coordenadores. Já me entusiasmo para, oportunamente, oferecer um curso no programa, de forma a elaborar ainda mais as questões que tratamos nesta aula inaugural e aprofundar a relação com os alunos”, disse.

Na oportunidade, alguns professores fizeram questão de homenagear e agradecer à aluna Rosa Satiko Oguri, afastada recentemente da universidade por conta do acidente sofrido pelo marido. Entre eles, Prof. Jordão, Profª Marília, Roberto Barreiro e o amigo Fauze Saadi. Rosa é uma aluna muito querida por todos, professores e alunos, por sua colaboração e amizade.

A coordenadora acadêmica Dra. Marilia Marino elogiou e agradeceu à palestrante com um vaso de flores. Todos os calouros também receberam flores de boas-vindas.

TRIBUNAL EM SALA

Por Janete Salfatis

Neste semestre a classe 4ªH teve um módulo bastante diferenciado, começando pelo nome: Tribunal dos VIPPES (da Vanguarda, Inteligente, Poderosa, Participativa, Exemplar e Solidária). A cada aula, Prof. Germano Hansen Junior formava um tribunal composto de:

. juiz (o professor)
    . uma assessora que auxiliava na organização e instalação da sessão
    . uma reclamante que apresentava sua consulta sobre um direito que considera válido, dando razões de sua posição
    . duas promotoras que argumentavam contra a reclamante e
    . duas advogadas de defesa a favor da posição da reclamante
    . três juradas que davam seus votos ao final da audiência
    . público (colegas que não faziam parte do tribunal), que também votava contra ou a favor.
A classe escolheu 4 de 10 assuntos polêmicos da maturidade e a reclamante tinha que dar argumentos para convencer a todos que tinha razão:

- VIPPES que quer morar só e não com parentes;

Participantes do Tribunal realizado no dia 23 de março: Magda de Calvário, Therezinha Guido, Marielza Haefeli, Gisele Pustiglione, Feni Orensztejn, Janete Salfatis, Rachel Brand e Rosa Lass

- VIPPES sem Alzheimer contra a família que quer a internação do cônjuge com a doença;
    - VIPPES com mais de 80 anos que quer continuar a dirigir contra a vontade dos familiares (foto anexa);

- VIPPES com mais de 60 anos que quer se casar novamente com pessoa mais jovem, contra a vontade da família.
Foi uma experiência interessante, que agradou todas as alunas.

Edições Anteriores
Edição Nº 29

* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016