Filme
Uma Carta de Amor (Message in a Bottle)
Diretor: Luis Mandoki
Gênero: Romance
Produção: EUA, 1999
Atores principais: Kevin Costner (Garret Blake), Robin Wright Penn (Thereza), Paul Newman (Dodge Blake)
Thereza, jornalista do Chicago Tribune, após um divórcio conturbado, resolve por sugestão de seu chefe dar um tempo para si e passa férias em Cape Cod, ponto turístico de Massachusetts. Durante uma caminhada pela praia, encontra uma garrafa contendo uma comovente e apaixonada carta de amor, assinada apenas por G. A poesia se faz presente na carta e a atinge. Então ela começa uma busca incansável pelo autor, levando-a até a Carolina do Norte.
Lá ela conhece o autor da carta, o construtor de barcos Garret Blake, homem triste e solitário desde a morte de sua esposa. O único relacionamento que tem é com seu pai, Dodge, que vê em Thereza uma nova chance de seu filho reencontrar a vontade de viver através do sentimento mágico chamado amor.
Mas, quando o amor renasce em Garret e ele perceba que está vivo, a vida lhe prega uma grande surpresa.
Filme lindo, não meloso, mas que pede alguns lencinhos para assisti-lo.
Por Sueli Carrasco
LIVROS
Os 100 Maiores Visionários do
Século XX
Organizadores: Satish Kumar e Freddie Whitefield
Tradução: Milton Chaves de Almeida
Rio de Janeiro: Difel, 2011
Homenageando uma centena de pessoas espiritualizadas, comprometidas com a ecologia e a sociedade, os organizadores apresentam exemplos pioneiros realizados por eles e que conduzem o leitor ao entendimento de que todos nós podemos nos aliar e promover ações que façam um século XXI diferente, onde prevaleçam a paz e o respeito à natureza. "Seja a mudança que você deseja ver no mundo", nos ensina Mahatma Gandhi, um dos visionários sociais apresentado no livro.
Por Nilde Tavares Lima
TEATRO
A Última Sessão
Escrita e dirigida por Odilon Wagner
Elenco: Laura Cardoso, Nívea Maria, Etty Fraser, Sylvio Zilber, Sonia Guedes, Miriam Mehler, Gésio Amadeu, Gabriela Rabelo e Yunes Chami
Como seria se pudéssemos nos dar a oportunidade de reviver momentos críticos da nossa vida e dar uma nova resposta àquelas situações, revelando segredos aparentemente inconfessáveis, tentando reparar erros, dizendo aquela palavra que faltou ou fazendo o que nossas mentes insistem em nos dizer que era o que deveríamos ter feito naquela ocasião? Como seria se decidíssemos agir de modo a buscar a oportunidade de autossuperação, de quebrar paradigmas, para resignificar fatos dolorosos e resgatar a integridade perdida? Baseada no Psicodrama, psicoterapia formulada por J. L. Moreno, esta é a proposta da peça “A última sessão”, uma comédia dramática de Odilon Wagner. Nela, um grupo de maduros de 70 a 80 anos, interpretados por grandes nomes do teatro brasileiro, como Laura Cardoso, Nívea Maria, Etty Fraser, Sylvio Zilber e outros, se propõe a concretizar este momento num almoço semanal, entre amigos. Em meio à história, com muitos risos e emoções, uma reviravolta surpreende e o resultado é sublime.
Por Drª Elizabeth Zamerul Ally
Psiquiatra e Psicoterapeura