Luciana Neves: sapateando com a terceira idade
... encontramos Luciana Neves no Clube Piratininga, logo após a sua última aula de sapateado naquele espaço. O momento era de incerteza, mas ela nos recebeu com a alegria do fundo de sua alma. Às vezes, não é fácil mudar... Às vezes, é preciso mudar...
Luciana nos conta um pouco dos seus dias
No desenrolar de uma conversa franca e agradável, pudemos conhecer um pouco da Luciana Neves, uma mulher descontraída, alegre, muito receptiva e engajada na sua proposta de trabalho, com amor e embasamento profissional digno de admiração e respeito. Ela é a dedicada professora de sapateado de alguns grupos de terceira idade.
Filha de professora de dança, Luciana interessou-se desde cedo pela música e pela arte dos movimentos. Formou-se em dança clássica pela Escola Municipal de Bailados de São Paulo, o que lhe deu base para, em seguida, ampliar seus conhecimentos e desenvolver mais suas aptidões artísticas ao fazer cursos de sapateado, jazz, dança contemporânea, dança sênior, danças circulares, de salão e, por que não, a arte da interpretação, o teatro.
Ao ler em um jornal o artigo sobre um projeto da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, ligado a uma proposta cultural que lhe interessava, não perdeu tempo, apresentou a quem de direito sua consistente proposta de trabalho e não parou mais.
Todo começo é difícil. Mas para ela não havia distância nem qualquer tipo de dificuldade. Foi ao encontro de grupos informais localizados em lugares distantes, tais como a zona leste, cidade Líder, Guaianases entre outros. No decorrer dos últimos 11 anos, com muita dedicação e esforço pessoal, formou grupos de sapateado, ginástica e dança nas zonas oeste, sul, leste e central da cidade de São Paulo: Grupo de Sapateado da Casa de Cultura do Butantã, Grupo "Arcas e Baús" Dança e Sapateado, do Clube Piratininga, Grupo de Sapateado do Clube Escola Jardim Sabará, Grupo da Igreja Nossa Senhora de Nazaré e Grupo de Dança do CIIPE da Praça Victor Civita, entre outros.
Grupo "Arcas e Baús" Dança e Sapateado
Com uma mente inquieta e observadora percebeu que depois de tantos anos dando aulas de dança a um público heterogêneo, mas com uma boa porcentagem de idosos, era importante se especializar e focar sua atenção neste público cada vez mais numeroso e interessado. Para melhor entender as necessidades e o comportamento do idoso, fez cursos de especialização e capacitação sobre o assunto.
"Os indivíduos de 50, 60 e mesmo mais de 80 anos vivenciam uma contemporaneidade e uma identificação com a dança de salão e o sapateado, ao relembrar os tempos de ouro de Fred Astaire e Gene Kelly entre outros", afirmou a professora Luciana. Com um conhecimento profundo e muita sensibilidade, ela adaptou o sapateado com o intuito de amenizar o impacto, para que seja mais saudável e estimulante ao melhorar a coordenação motora, essencial para uma melhor execução dos afazeres domésticos do dia a dia do seu público-alvo. O ritmo da música e a sequência dos movimentos estimulam a memória, ativam o cérebro, a consciência do corpo, do equilíbrio e acima de tudo o bom humor, a socialização e alegria dos participantes.
Com sua personalidade cativante, inquieta e corajosa, sem perder tempo com lamentações ao enfrentar dificuldades, Luciana, nos seus 47 anos, mantém sempre elevado seu ideal de trabalho ao buscar, cada vez mais, aprimorar e atualizar seus conhecimentos.
Entrevista: Célia Gennari csgennari@gmail.com
Texto: Ignez Ribeiro ignisignis@uol.com.br
Fotos: Célia Gennari e Arquivo Pessoal da Luciana Neves
Galeria de Fotos
|