Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 

Página inicial  
 
 
Notícias

PUC-SP participa da Virada da Maturidade

Por Célia Gennari

No dia 27 de setembro aconteceu a Virada da Maturidade - Inspirando Gerações no auditório 333 da PUC-SP. O evento é uma parceria entre a PUC-SP / Curso Universidade Aberta à Maturidade (UAM) – Faculdade de Educação – COGEAE e a Sociedade de Geriatria e Gerontologia (SBGG). O objetivo é mobilizar a sociedade civil para o protagonismo e o empoderamento da pessoa madura, para um Brasil de todas as idades. O tema geral abordado foi “como nos relacionamos com o tempo-espaço ao nosso redor? Em busca de uma cidadania plena...”.

O evento em sua terceira edição contou com a participação do Coral da UAM sob a regência do Prof. Júlio Battesti e as boas vindas da Profª Beth Hee Jeung Hong, representante do Comitê Central da Virada.

Participaram da mesa, além dos coordenadores da UAM, Profª Dra. Marília J. Marino e Prof. Dr. Antônio Jordão Netto, a Profª Dra. Beth Hong, o Prof. Dr. David de Oliveira Lemes, assistente especializado que representou a Pró-reitora da Educação Continuada, Profª Dra. Cláudia Cahali, e a Profª Dra. Madalena Guasco Peixoto, da Faculdade de Educação Continuada PROEC.

A primeira palestra foi interativa com a doutora em Ócio e Desenvolvimento Humano/Espanha, Profª Rosely Cubo Pinto de Almeida, que desenvolveu o tema "Ócio e trabalho: construindo uma vida saudável e criativa na maturidade", sob a coordenação da Profª Marília. Todos participaram e repensaram seus momentos de ócio, com as práticas desenvolvidas pela palestrante. Logo em seguida, a aluna Rosa Salerno Rossi, conhecida carinhosamente como Rosinha, aluna veterana da UAM, fez depoimento sobre o tema apresentado pela convidada. Rosinha contou que optou por se afastar da Universidade. Após seis meses, retornou com imensas saudades de todos. Ela recomenda que não façam isso, não se afastem, não vale à pena.

O tema "Mobilidade Urbana e Acessibilidade: por uma cidade amiga do idoso" formou uma mesa redonda importante para o seu desenvolvimento. Participaram o arquiteto e urbanista, Prof. Dr. Fernando de Mello Franco, o promotor de Justiça em São Paulo e assessor jurídico da Procuradoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Prof. Dr. Oswaldo Peregrina Rodrigues, e o moderador foi o Prof. Jordão. Fernando falou das possibilidades de mobilidade para os idosos e todos os cidadãos, fez comparativos com outros países e apresentou possibilidades para o futuro da cidade de São Paulo. O Dr. Oswaldo apresentou aspectos jurídicos sobre o tema, dentro do que especifica a Constituição da República, o Estatuto do Idoso (Lei Federal nº 10.741/2003) e outras leis. Os temas desenvolvidos foram objeto do depoimento do aluno Jorge Luís da Silva Rocha.

O encerramento contou com as palavras gentis e inspiradoras da Profª Beth e dos coordenadores da UAM, Marília e Jordão.



Grupo de Dança da UAM na festa da CIP

Por Rosa Oguri

No dia 23 de maio, a Congregação Israelita Paulista - CIP ofereceu a festa “Clube das Vovós”. O grupo de Dança da UAM PUC/Perdizes foi uma das instituições/oficinas convidadas a se apresentar. A festa contou com aproximadamente 600 pessoas, sendo a grande maioria mulheres. Realizada no palco do Salão Nobre, as inúmeras coreografias, com ritmos e estilos diversos de dança, foram do agrado geral, sendo muito aplaudidas!

A apresentação das “meninas” foi realizada com muito sucesso e vibração por parte da plateia. Segundo a professora Rosana Espadas, o objetivo é incentivar a dança como terapia complementar, proporcionando assim mais qualidade de vida e felicidade.

 



6º Encontro de Corais

Por Rosa Oguri

No dia 10 de junho o Coral da UAM da PUCSP participou do “6º Encontro de Corais” na Unibes Cultural - Unidade Israelita do Bem Estar Social do Idoso, localizado na Rua Oscar Freire, 2.500.

Participaram do evento vários grupos, entre eles: Coral do Núcleo de Convivência do Idoso – regência Maestro Mário Sevilio; Coral Mizmor da Comunidade Shalom – regência Maestrina Benir Zekhry; Coral Guil Hazahav da Hebraica - regência Maestrina Paulina Spiewok; Coral Kadosh da Associação Religiosa Israelita de Santo André e Coral Cultural Israelita de Santos – regência Maestro Márcio Besen; Coral Encanta da Congregação Monte Sinai – regência Maestro Luis Sérgio Prist; Coral Falado - ICIB e Coral Tradição - ICIB – regência Maestrina Hugheta Sendaez; Coral da UAM da PUC/Perdizes – regência  Maestro Julio de Britto Battesti.

Participaram ainda os pianistas José Luiz Ribeiro (UNIBES) e Adriana R.S. Rodrigues (ICIB) e no acordeon Zina Waisberg (UNIBES).

Todos os grupos foram bastante aplaudidos pelo auditório, superlotado.

A Profª Beth Hong, incentivadora da participação do Coral da UAM PUCSP no evento, aproveitou a ocasião para comemorar o aniversário da coralista da PUC, Lela Saadi.



“Felicidade e Qualidade de Vida” é tema de palestra

Por Rosa Oguri

Com o tema “Felicidade e Qualidade de Vida”, aconteceu no dia 12 de maio a palestra da Profª Beth Hong na Unibes – Unidade Israelita do Bem Estar Social, localizada no Bom Retiro. Presentes à palestra, além das alunas da UAM-PUC Perdizes, estavam o Prof. Fauze Saadi e sua esposa M. Ignez.

A Unibes conta com a parceria da Prefeitura de São Paulo. Trata-se de um local aconchegante, onde o idoso chega pela manhã, toma o seu café, almoça e vai embora, depois do lanche, às 16 horas. Durante o período de estadia há palestras, aulas de artesanato, distrações, que os ajudam a passar os dias, que para muitos, antes eram solitários. E, ainda, uma perua fica à disposição deles, para ir e vir.


Lançamento do livro “Na mala de artes da menina Alê tem muitas coisas”

Em 7 de junho, em comemoração ao “aniversário” da Alessandra Saadi, filha do casal Maria Ignez e Prof. Fauze, ex-coordenador da UAM, foi lançado o livro “Na mala de artes da menina Alê tem muitas coisas” na Casa da Cultura Carlos e Diva Pinho. Escrito por Tereza Yamashita e ilustrado por Teo Adorno, o lançamento foi um sucesso de vendas. Foram vendidos mais de 300 livros, com toda a renda revertida para o projeto “crianças com câncer”.

O Coral da UAM (Universidade Aberta à Maturidade) da PUC/Perdizes, regido pelo maestro Prof. Júlio de Britto Battesti, abrilhantou o evento com seu repertório e animadas coralistas, da qual faz parte Lela Saadi, tia da Alessandra. Uma homenagem às voluntárias também foi realizada.

O livro conta uma história para crianças e o projeto dela é cuidar de crianças carentes com câncer.

Informações sobre o projeto: www.maladeartes.com.br




 
Edições Anteriores
Edição Nº 29

 

* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016