Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Galeria de Imagens
  Cadastre-se

Página inicial

Segundo semestre começa com alegria e emoção

Por: Célia Gennari

No dia 7 de agosto de 2023, aconteceu a Aula Magna da Universidade Aberta à Maturidade (UAM) da PUC-SP, Curso de Extensão Cultural da Faculdade de Educação, sob o tema “Sexualidade humana, compreendendo os conceitos modernos sobre sexualidade humana sob a ótica das ciências, com o Prof. Nivaldo Bruneau Scrivano, consultor de Organizações atuando há 47 anos no campo do Relacionamento Interpessoal e Eficácia Pessoal entre outras atividades e formação.

A mesa de abertura contou com a presença dos coordenadores da UAM, Profa. Dra. Marília Marino (coord. acadêmica), Prof Dr. Antônio Jordão Netto (coord. técnico e fundador); com ilustres convidados, Profa. Dra. Clarisse Laupman Ferraz Lima, representando a pró-reitora da Educação Continuada, Profa. Dra. Altair Cadrobbi Pupo (a Lila), a diretora da Faculdade de Educação, Profa. Dra. Madalena Guasco Peixoto, e o palestrante convidado, Prof. Nivaldo Bruneau Scrivano. Na oportunidade, o Prof. Jordão, foi o mestre se cerimônias.

O público presente contou com alunos, ex-alunos, alunas da Faculdade de Educação, professores das disciplinas e das oficinas e o Prof. Fauze Saadi, que durante muitos anos esteve à frente da coordenação da UAM ao lado do Prof. Jordão.

Prof. Jordão lembrou algumas palavras que o motivaram a criar o curso para a maturidade. “O sonho de Martin Luther King era uma sociedade unida, acabar com as desigualdades, especialmente em termos de etnia; o Prof. Pierre Vellas fundou a primeira Universidade Aberta à Terceira Idade na Faculdade de Ciências Sociais de Toulouse (França) em 1973; Johann Goethe disse que ‘quando uma criatura humana desperta para um grande sonho, e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor’. Essas coisas me levaram em 1992 a criar esse curso que, inicialmente, era chamado de Universidade aberta à Terceira Idade, depois passou a chamar Universidade Aberta à Maturidade, porque essa expressão ‘terceira idade’ tornou-se um tanto quanto pejorativa. Aqui, procuramos transformar as pessoas e... estamos sendo transformados por elas. Graças à UAM, não somos mais o que éramos”.

Profa. Clarisse disse que as alunas da UAM são uma inspiração para ela e que adora ser convidada para estar ali. “Minha mãe me ensinou, desde muito pequena, que a única certeza que temos aqui é a morte, mas temos de escolher como viver”, disse com emoção. “Já passamos por um período terrível, que nos fez ‘olhar’ de uma forma diferente, e ver vocês interessados, retomando e falando sobre coisas novas, isso é o que importa para PUC, isso é ser PUC. Parabéns!”

Diretora da Faculdade de Educação, a Profa. Dra. Madalena Guasco Peixoto, falou sobre a sua felicidade de estar vivenciando aquele momento. “Nosso curso da Maturidade está completando 30 anos. Não é pouco 30 anos de trabalho e que se renova, que é construído pelos alunos, que escolhem o que querem aprender. Certamente, por isso, tem alunos e alunas que estão aqui há quase 30 anos. A UAM é um espaço de convivência, de construção coletiva, de encontro, de inquietação, que faz com que novas propostas apareçam a cada semestre. O tema de hoje, com o Prof. Nivaldo, sobre sexualidade, é muito instigante. É um momento de reflexão e aprendizado”.

Profa. Marília, aproveitou para falar sobre a estrutura do curso, aulas 2x por semana, à tarde, os desdobramentos que percorrem diferentes áreas do saber. “Queremos deixar essa vitalidade sempre presente”, afirmou. E, falou sobre as Oficinas oferecidas pelo curso da UAM: coral, danças contemporâneas, informática, viajando com inglês, trabalho cidadão entre outros.

Célia Gennari, professora, jornalista e coordenadora do Jornal Maturidades da UAM, apresentou a publicação e se colocou à disposição para contatos com interessados em participar da equipe, ou colaborar das escritas do Jornal.

Aula Magna

O palestrante, Prof. Nivaldo Bruneau Scrivano, é veterano do curso da UAM desde 1995. A aula magna sob o tema “Sexualidade humana, compreendendo os conceitos modernos sob a ótica das ciências”, foi iniciada com os termos científicos e corretos relacionados ao assunto. O enfoque dado foi sob o conceito da legislação, da psicologia, medicina, biologia, história, filosofia, Organização Mundial da Saúde (OMS) e religião. A sua fala despertou o interesse do público, que participou com perguntas, boas risadas e compreensão.

Para ter acesso aos conceitos passados pelo Prof. Nivaldo, bem como sobre todo o conteúdo da sua imperdível aula, sugerimos que assistam à gravação do evento disponível no canal da TVPUC, basta clicar aqui.

Aproveitem a oportunidade para curtir e seguir o Canal da TVPUC no youtube e a publicação do evento.

Edições Anteriores
Edição Nº 29

* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016