Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Curso da UAM
História do Jornal
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca

Página inicial

UAM FAZ 30 ANOS

Redação: Fauze Saadi e Célia Gennari

Fotos: Marisa Vallejo

A comemoração dos 30 anos da Universidade Aberta à Maturidade (UAM) da PUC-SP aconteceu no dia 25 de novembro de 2022, no Transamérica Executive Perdizes, durante almoço de confraternização. Organizado pela aluna Marisa Michelacci Vallejo, o evento contou com a participação dos coordenadores Marília Marino, Jordão Antônio Netto, professores e alunos.

Na oportunidade, o ex-coordenador Fauze Saadi enviou um pequeno relato dos momentos vividos na UAM, agradecendo a sua sucessora na coordenação, Profa. Dra. Marília, ao seu "irmão" Prof. Dr. Jordão, ao apoio do então reitor, Dr. Antônio Carlos Caruso Ronca e ao empenho do primeiro grupo de alunos, em especial à Naidinha e ao sábio e centenário, Chaim Siche Kuperman, o Jayme.

Lembranças

O curso, um dos mais numerosos da Universidade, chegou a mais de 20 classes, com mais de 600 alunos.

Todos os reitores que dirigiram a Universidade durante a existência da UAM contribuíram para o seu desenvolvimento, entre eles, Dr. Dirceu de Melo, que muito prestigiou o curso. A administração da Universidade também teve papel importante, com destaque, desde o primeiro momento, para a Irmã Valdete.

A classificação do corpo docente é composta por maioria de titulados, inclusive alguns renomados professores que se tornaram importantes na vida cultural e política brasileira.

Pelo sucesso alcançado, foi possível a criação dos cursos de Barueri e no Ipiranga. No Ipiranga, o curso contou com a ajuda do aluno Pedro. A aluna homenageada Rosa Satiko Oguri não atuou somente na Monte Alegre, mas também na ligação com os alunos de Barueri e do Ipiranga.

Muitos foram os acontecimentos que marcaram o curso ao longo dos anos. Seu reconhecimento e importância contou com apresentações de aulas inaugurais proferidas por reitores e diretores, bem como por personalidades da mais alta qualificação, com destaque para as proferidas pelos grãos chanceleres da Universidade, Cardeais D. Claudio Hummes e D. Odilo Scherer.

As festas memoráveis de formatura e outras, também foram momentos marcantes do convívio da UAM, quando familiares de todos os envolvidos também participavam.

Vale ressaltar as diversas participações e apresentações do coral da UAM em eventos, com destaque para a capacidade do incansável maestro Júlio Battesti.

O Jornal Maturidades é um veículo de comunicação da UAM consolidado. Foi criado pela Profa. Dra. Vitória Kachar Hernandes que, por muitos anos, contou com a ajuda do inesquecível aluno José Xavier Cortez, que também cedeu espaço em sua editora para apresentações culturais. Hoje, importante para a continuidade da publicação, tem sido a coordenação e dedicação da jornalista Célia Gennari.

Neste momento, é preciso parabenizar a Pró Reitora Maria Amalia Andery e os coordenadores Jordão e Marília que, apesar de todas as dificuldades, inclusive em tempo de pandemia, levam avante o inestimável curso de extensão da Faculdade de Educação da PUC-SP, a Universidade Aberta à Maturidade.

Parabéns UAM pelos seus 30 anos de existência (1992-2022)!

ALUNO DA UAM PARTICIPA DE EVENTO NA OAB / SUBSEÇÃO DO IPIRANGA

A Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/Subseção do Ipiranga, presidida pela Dra. Conceição Aparecida de Carvalho, celebrou no dia 10 de outubro de 2022, evento presencial em comemoração ao dia 1º. de Outubro – Dia Internacional da Pessoa Idosa.

Na oportunidade, o evento contou com a presença do cantor Luiz Guilherme, aluno da Universidade Aberta à Maturidade da PUC-SP, com o seu canto que encantou a todos os presentes.

A escritora Suzana da Cunha Lima, esposa do Guilherme, declamou uma poesia e realizou sorteio de livros, ambos de sua autoria.

Também participou da comemoração, a Profª de música Maria Isabel, que ministra aula para o coral da FUNSAI (Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga) com a exposição do tema "Música cantada amplia a qualidade de vida da Pessoa Idosa".

Edições Anteriores
Edição Nº 29

* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016