Filmes
Conversando com mamãe
Por Sueli Carrasco
Título Original: Conversaciones con mamá
País de Origem: Argentina e Espanha
Gênero: Comédia dramática
Direção e Roteiro: Santiago Carlos Oves
Lançamento: 2004
Elenco: China Zorrilla (mãe), Eduardo Blanco (Jaime o filho), Florida Bloise, Nícolas Condito, Silvia Bosco, Tito Mendonza e Ulises Dumon
Jaime e sua idosa mãe (mamá) vivem uma relação que acreditam ser próxima, porém, na verdade distante e em mundos completamente diferentes. Ele tem família, uma vida bem confortável até o dia que é despedido da empresa em que trabalha, devido à crise econômica impingida aos argentinos.
Com muitas dívidas, precisando de dinheiro, vê como solução vender o modesto apartamento em que sua mãe mora que foi dado por ele. Ao ir propor à mãe que o venda e vá morar com ele, descobre que ela tem uma vida que ele desconhece.
Mamá surpreende o filho contando que tem um namorado treze anos mais moço, que vive no século XXI, e nem pensa em abrir mão do apartamento.
No decorrer de muitas conversas com mamãe, os dois acabam esclarecendo mágoas pendentes de um passado.
O filme é rico em diálogos, como todo filme argentino.
Filme bom, sensível, cômico na medida certa e com sutileza de simbolismos.
Em 2004 China Zorrilla ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival Internacional de Moscou.
Livros
COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ
Por Paula Janete Salfatis
Titulo Original: Me Before You
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínsica
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance
Ano de lançamento: 2013
Páginas: 320
Will Traynor, jovem inglês, de família abastada, com futuro promissor, é atropelado a caminho do seu escritório. Amante de esportes radicais, não aguenta sua nova vida de tetraplégico. Apesar de todos os cuidados médicos que tem à sua disposição, a infelicidade é imensa.
Sua mãe faz nova tentativa para deixá-lo menos mal-humorado e mandão e contrata Louise Clark, jovem moça sem experiência nenhuma simplesmente para fazer companhia a ele. Apesar de não terem absolutamente nada em comum, acabam se tornando amigos.
Muitas vezes Will discute com Louise sobre como é difícil suportar esta sua nova vida sem perspectiva nenhuma, já que ele, acostumado a todos os prazeres da vida moderna, agora encontra-se enclausurado dentro de um corpo totalmente inerte, dependente de outros para tudo.
Louise faz o possível para tornar a vida de seu amigo menos infeliz, procurando programas diferentes e inusitados.
Será que ela vai conseguir com que ele desista de fazer o suicídio assistido em uma clínica suíça? E entender que, apesar de tudo, vale a pena viver?