Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 


Página inicial
  

 



14 de outubro

A 4ª fase A, devido à ausência do Prof. Barletta neste dia de aula, aproveitou para comemorar os aniversários dos meses de setembro e outubro no Restaurante Carlini da Rua Monte Alegre. Aniversariaram em setembro a aluna Helena Spinola e Elvia, esposa do Prof. Jordão, que por motivo de força maior não pode comparecer. Em outubro foi a vez da aluna Beatriz Queiroz e do Prof. Jordão. Como era dia de aula normal na PUC, o Prof. Jordão não pode esperar os parabéns da turma para o corte do bolo. A Profª Beth Hong também foi convidada para esse almoço.

08 de novembro

O salão da Ong OHUNDAN – OHD – Comunidade Coreana de Idosos em Santa Isabel ficou lotado com o evento, que foi coordenado pela Profª Beth Hong. Participaram os grupos da PUC de dança – agora sob o comando da Profª Rosana Paranhos, do Coral – sob a regência do maestro Prof. Julio Battesti e do Tai-chi – com Prof. David Roberto de Almeida. Este último fez uma apresentação solo, mas com a participação de toda a plateia presente.

OHUNDAN – OHD: Longevidade e Dignidade

Por Beth Hong

O OHUNDAN, também designado pela sigla OHD, cujas iniciais em coreano remetem a um significado cristão de “Espaço de Formação de Idosos para Assemelhar-se a Cristo”, foi criado em sinal de gratidão e respeito pelo esforço e dedicação dos primeiros imigrantes coreanos que chegaram ao país, na corrente migratória no final dos anos 70. Ele foi concebido para congregar em um só lugar os idosos coreanos que pela dificuldade do idioma não encontram na cidade opções de locais para socialização.

A entidade é uma associação civil sem fins lucrativos de natureza filantrópica, empenhada em quebrar mitos e paradigmas da pessoa idosa, resgatando a autoestima através da socialização e a formação de uma rede de suporte social.

Os projetos da ONG são destinados aos usuários de forma gratuita e mantidos por doações; na programação há atividades lúdicas, palestras, ações de saúde, eventos recreativos, atividades optativas, culturais, ginástica, dança folclórica, caligrafia oriental, jogos étnicos, coral, origami e gateball entre outras. São servidas também três refeições aos participantes.

Os encontros acontecem uma vez por semana na cidade de Santa Isabel.

Para informações sobre o projeto, escrever para ohundanbr@gmail.com



22 a 24 de novembro
Campos do Jordão (SP).

Wanda D’Amato levou mais um grupo para Campos do Jordão. Ficaram hospedados no Hotel Recanto São Cristóvão. O Prof. Roberto Seresteiro e seu amigo violonista animaram a turma.

28 de dezembro de 2013 a 02 de janeiro de 2014
Réveillon (MG).

Passeio para Belo Horizonte, Serras Mineiras e Inhotim!

 


Rosa Satiko Oguri
Paula Janete Salfatis

 
Edições Anteriores
Edição Nº 29

 

* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016