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PROFISSÃO PROFESSOR

Por Antônia de Almeida Cunha

Mais professores.

As profissões indispensáveis que mais dignificam a nossa vida são a medicina e o magistério. Temos assistido à polêmica para superar os problemas da saúde, além da necessidade do professor para a formação do futuro das nossas gerações. Não se constrói uma nação sem essas duas alavancas.

Mas o que se tem feito? Importação de médicos para as regiões distantes do Brasil e convocação de professores aposentados para o ensino de português, matemática, física e química, muito especialmente para o curso do 2º grau.

O fato é que a profissão de professor não é atrativa. Quando os alunos terminam a universidade, desviam o seu interesse do magistério para trabalhar em empresas, laboratórios ou em pesquisa avançada. O professor é desestimulado por excesso de trabalho, falta de tempo para preparar as aulas, impossibilidade de acompanhar o aproveitamento dos seus alunos, além da remuneração “abaixo da crítica”.

O professor secundário recebe menos de um terço do valor aula do professor do curso universitário. Como diz o professor Alfredo Bosi, da Universidade de São Paulo, membro da Academia Brasileira de Literatura: “Os professores não aceitam ser proletários do giz e da lousa”.

Houve sem dúvida progresso quantitativo de matrículas de alunos nas escolas do curso secundário, nos primeiros anos do séc. XXI, mas a qualidade dos cursos não completa a aprendizagem do aluno, quando a formação intelectual ética do cidadão deveria ser a preocupação primeira dos governantes.

Só haverá professores suficientes para as diversas disciplinas quando toda a sociedade brasileira e os docentes sentirem a valorização do professor e com isso, a valorização do desenvolvimento intelectual e moral do jovem estudante. A desvalorização do professor, para os alunos e para toda a sociedade brasileira, é o ponto cego do nosso ensino público, o que não pode atrair o aluno das universidades para uma profissão de sacrifício.

 

 
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Edição Nº 29
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