Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 

Página inicial  


Livro

Guia de Tai Chi da Faculdade de Medicina de Harvard – 12 semanas para ter um corpo saudável, coração forte e mente alerta

Por Prof. David Hruodbeorth*

 

Título original: The Harvard Medical School Guide to Tai Chi

Autores:Peter M Wayne e Mark L. Fuesrt
Tradutora:Mirtes Frange de Oliveira Pinheiros
Editora: Pensamento
Edição:
Ano de Lançamento: 2016

Finalmente chega às livrarias a versão em português do Guia de Tai Chi da Escola Médica de Harvard, de Peter Wayne e Mark Fuerst, pela Ed. Pensamento.

Os consumidores, que têm direito à informações confiáveis para tomar suas decisões entre as várias opções de cuidados de saúde, agora dispõem de uma preciosa ferramenta. .

Para a UNESCO, a medicina tradicional e a medicina moderna poderão coexistir se pontes forem construídas entre elas; este é exatamente o trabalho que nos apresenta em uma linguagem compreensível o Dr. Wayne, pesquisador da HMS, um profundo conhecedor de Tai Chi, solidamente alicerçado em modernas pesquisas (existem mais de 700 publicações científicas revisadas por pares e mais de 180 testes randomizados). Ele nos assegura que o Tai Chi tem o potencial de causar impacto nos cuidados de saúde ocidentais e ajudar a manter as sociedades fisica e psicologicamente saudáveis.

Harvard, uma das melhores escolas médicas do mundo, considera o Tai Chi como uma “MEDICAÇÃO EM MOVIMENTO” que pode ser a “ATIVIDADE PERFEITA para o resto da vida”, “PREVENIR OU ALIVIAR muitos males do envelhecimento” e ajudar a manter a força, a flexibilidade e o equilíbrio.

O Tai Chi está entre as mais elevadas técnicas da multimilenar Medicina Tradicional Chinesa. De acordo com a OMS, a China, que foi pioneira em intervenções como dieta, exercícios, uso de remédios à base de plantas e consciência das influências ambientais sobre a saúde, há mais de cinco mil anos já tinha bem estabelecido que seria “melhor prevenir que curar”. E prevenção é, hoje, a pedra angular em termos de saúde.

O Tai Chi é um método seguro, eficaz, de alta qualidade, simples, barato, e de fácil aprendizado e execução; no Tai Chi não há competição, superação de limites ou quebra de barreiras; segundo seus princípios, deve haver equilíbrio entre o movimento e a serenidade, entre o corpo físico e a energia, e isto é feito através de movimentos lentos e circulares, sem uso de força e sem forçar o ritmo cardíaco e respiratório, e o treinamento da serenidade do coração, de forma que haja uma perfeita circulação de sangue e energia pelo organismo, beneficiando corpo e mente.

Um dos destaques do Guia está no uso da técnica para as DNTs, doenças não transmissíveis, um “desastre iminente” que medicamentos, dispositivos e tecnologias, cada vez mais sofisticados e caros, não conseguirão evitar, segundo a OMS.

Este deveria ser o livro de cabeceira de gestores de políticas públicas de saúde, de acadêmicos e do público que cada vez mais busca por sistemas não biomédicos de cuidados de saúde devido aos efeitos adversos, à ultraespecialização e aos questionamentos sobre o paradigma mecanicista e cartesiano, a despeito das aplicações cada vez mais espetaculares da ciência básica na medicina ocidental.

Esperamos que esta valiosa contribuição, não obstante as quase intransponíveis muralhas culturais, linguísticas e epistemológicas, auxilie a integração entre a moderna ciência biomédica e o saber multimilenar da tradição no Brasil. Medicina Integrativa, bem entendido, não signifia apropriação de uma pela outra, da tradicional pela moderna.

Se é o Tai Chi o “embaixador cultural da China”, o Dr. Wayne ocupa um alto posto no corpo diplomático.

*Prof. David Hruodbeorth

Doutor em Acupuntura pela World Federation of Acupuncture-Moxibustion Societies (WFAS)

Livro

Sapiens uma breve história da humanidade

Por Nilde Tavares Lima

 

Título original: Sapiens- A Brief History of Humankind

Autores:Yuval Noah Harari
Tradução:Janaina Marcoantônio
Editora: L&PM
Ano de Lançamento: 2011

O autor é um doutor em História pela Universidade de Oxford, especializado em história mundial e professor da Universidade Hebraica de Jerusalém. Em 2012 recebe o prêmio Polanski em razão de sua criatividade e originalidade em Disciplinas Humanísticas. Por ser um estudioso aborda com maestria e em ordem cronológica, fatos desde a pré-história.

Enfatiza as três importantes revoluções, a saber: a Revolução Cognitiva, a Agrícola e a Científica, passando pela economia, pela biologia e pela ética..

Temas como religião, imperialismo e dinheiro são abordados de maneira accessível, atraente e espirituosa..

Mapas, tabelas e dezenas de imagens tornam o livro dinâmico agregando conhecimento evolutivo, sociológico, antropológico e até econômico..

Sapiens nos oferece dados preciosos sobre a aventura da nossa espécie, ontem primatas insignificantes, hoje senhores do mundo..

Leitura fascinante, provocativa e perturbadora.

Livro

O Rouxinol

Por Nilde Tavares Lima

 

Título original: The Nightingale

Autores:Kristin Hannah
Tradução:Claudio Carina
Editora: Arqueiro Ltda.
Ano de Lançamento: 2015

O Rouxinol é um livro que retrata de maneira forte todo o horror imposto ao povo francês por ocasião da Segunda Guerra.

A autora constrói seus personagens com incrível dramaticidade e riqueza de detalhes. Há um pano de fundo histórico à frente, no qual surgem duas irmãs, mulheres sofridas procurando de modo particular uma forma de sobrevivência.

O Rouxinol celebra a força das mulheres cujas vidas foram totalmente mudadas pela Guerra. E como, embora longe do front, cada qual lutou para proteger aqueles que amavam em meio à destruição do tecido familiar, social e humano.

O Rouxinol faz chorar e pensar. Recomendamos sua leitura.

 

 
Edições Anteriores

Edição Nº 29


* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016