  
                                                                       
                                                                      EXEMPLO  DE MOTIVAÇÃO NA ATIVIDADE FÍSICA 
                                                                      Neste ano o nosso entrevistado completou 79 anos. Nascido em Salto em 1933, ele tem a jovialidade como sua marca principal. João Baptista Miloco, marido de Thereza, tem três filhos e seis netos, e compartilhou com o Jornal Maturidades um pouco dos seus pensamentos sobre a vida e o momento presente.  
                                                   
																		Para quem guarda como leitura marcante o livro “Cem dias  entre o céu e o mar” de Amyr Klink e tem como ídolo brasileiro Ayrton Senna,  não é de se espantar que tenha tamanha disposição para ainda lecionar atividade  física para um grupo de terceira idade. O Profissional de Educação Física  formado em 1955 pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo –  EEFUSP está à frente deste grupo há 20 anos, dos quais 10 no Clube Armênio,  localizado na Cidade de São Paulo. 
																		   
																		  João Miloco foi bancário, servidor público federal e  aposentou-se como Profissional de Educação Física na Academia Delaunay, onde  trabalhou por mais de 30 anos e, paralelamente, por 16 anos no Clube Paineiras  do Morumbi. Nesses locais, ministrou aula de várias atividades físicas e  esportivas, mas sua preferência sempre foi a natação para ensinar e o voleibol  para assistir e praticar, mesmo na terceira idade. Ele é um exemplo de  dedicação à profissão, aos alunos e à saúde. 
																		   
																		  Para o grupo misto, de 15 a 20 alunos de terceira idade, que  respeitosamente ele denomina de “sub 60, sub 70 e sub 80”, seu plano de  trabalho começa com uma caminhada orientada, seguida por uma aula de ginástica  tradicional livre aplicada num circuito com oito exercícios, controlados por  tempo, incluindo corridas com intervalo. Esporadicamente, também, utiliza os  aparelhos de uma modesta sala de musculação que existe no mezanino da quadra. Mas,  por prazer, sempre termina a noite de aula com uma boa partida de voleibol  recreativo, que segundo ele, proporciona a socialização entre todos, por ser um  esporte coletivo. 
																		  Prof. Miloco tem experiência de sobra para saber que “passar  pela vida e não viver” é temeroso. Por isso, ele aproveita cada minuto de sua  existência com maturidade e jovialidade. O seu slogan é “nesta vida quem não  serve para servir não serve para viver”. 
																		   
																		   
																	     																		 
																		 
																		  Mas o que ele melhor sabe fazer é amigos e amar ao próximo,  provavelmente por isso é tão querido pelos seus alunos. “O mais importante durante  a aula é não incentivar no grupo comentários sobre doenças e queixas”, alertou.  “Aqui cuidamos do corpo e da mente e o que não falta, além da atividade física,  são as comemorações em todos os meses que temos aniversariantes”. O homem  que tem como ídolo mundial Mahatma Gandhi, só poderia ser assim.  
																		   
																		  O que Miloco utiliza para a sua vida recomenda para seus alunos: “Não  exagerar na bebida ou fumo e ter como costume uma receita barata e  eficiente, caminhar e tomar regularmente uma boa água; cultivar as boas  amizades e respeito entre todos, em atitudes e conversas”. Para ele, professor,  que prefere ser chamado de amigo, o exemplo de comprometimento e assiduidade  tem que vir de quem está no comando. 
																		  Mas, quando se vê João Baptista Miloco em atividade fica  claro que exercício não tem idade. “Não tenho vontade de parar e não penso no  assunto. Só tenha a agradecer à Educação Física e aqueles alunos que fizeram e me  fazem companhia até hoje nas práticas das atividades físicas. Procurei  proporcionar e estou certo de que proporcionei a muitos os benefícios que  almejavam e, no final, o grande beneficiado sempre fui eu”, disse.                                                                       
																	    
																      Miloco: "O lema do grupo é 'diminua a velocidade, mas continue na estrada', por isso, quem quiser se juntar ao grupo, pode vir" 
																	  Reportagem e fotos: Célia Gennari 
                                                                         
                                                                        csgennari@gmail.com 
                                                                         
                                                                        Revisão: Ignez Ribeiro
                                                                       
                                                                       
                                                                      
                                                                       
                                                                     |