Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 

 
Página inicial
  


Levantamento de Peso

Com o passar do tempo vamos envelhecendo e esse envelhecimento apresenta-se de vários aspectos, assumindo por vezes formas desagradáveis, pois o indivíduo torna-se limitado ao realizar coisas simples que antes eram rotineiras em sua vida. A população de idosos tem crescido não só, mas também no Brasil como em todo mundo, daí a necessidade de se criar estratégias para contribuir nesse processo.

Uma das práticas de grande destaque que vem contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos idosos é o Levantamento de Peso (Básico e Olímpico). Os benefícios dessa atividade vão muito além da estética: a prática ajuda na diminuição do estresse, aumenta a interação social, combate o sedentarismo, a aterosclerose, controla a hipertensão arterial, obesidade, diabetes, osteoporose entre outros.

Um estudo mostra que "levantamento de peso pode reduzir em 50% a depressão nos idosos", relata o jornal "The Australian". Assim, o levantamento de peso talvez produza resultados semelhantes à terapia medicamentosa em combater a depressão em idosos, de acordo com o geriatra Dr. Nalin Singh, do Hospital Real Príncipe Alfred de Sydney. No estudo que abrangeu 60 homens e mulheres com 72 anos em média, ao realizar um treinamento de Levantamento de Peso, sentiram "uma melhora de 30% na depressão, igual aos que não levantaram peso, mas receberam o tratamento médico padrão", diz "The Australian". Além de combater a depressão, levantamento de peso fortalece os "ossos e os músculos dos idosos, ajudando-os a evitar quedas. Também ajuda a controlar artrite, diabetes e pressão alta, diz o jornal.

Já é bem conhecido que nos treinos de CrossFit as séries com levantamento de peso e outros exercícios multi-articulares colaboram para minimizar o declínio cognitivo e de mobilidade em idosos, segundo estudo realizado pelo Centro de Saúde e Mobilidade, em Vancouver. Pesquisa conduzida por Teresa Liu-Ambrose, pesquisadora do Centro e professora assistente da Faculdade de Medicina, destacou um grupo de mulheres, entre 65 e 75 anos, para praticarem Levantamento de Peso de uma a duas vezes por semana, apresentando ao final de um ano, melhoras nas funções cognitivas e aumento na resistência muscular.

Liu-Ambrose afirmou que o estudo foi capaz de demonstrar que um simples treinamento com pesos em idosos pode aumentar a velocidade de locomoção, além de melhorar a capacidade em adotar decisões precisas rapidamente.

Pesquisas anteriores mostravam que exercícios aeróbicos, como caminhadas ou natação, melhoravam as funções cognitivas do cérebro, porém pacientes idosos com dificuldades de locomoção eram incapazes de se beneficiar com as atividades. A pesquisadora destaca que o declínio cognitivo entre os idosos é um fator de risco para quedas. Segundo ela, 30% dos idosos sofrem quedas a cada ano e muitas delas causam fraturas no quadril. São mais de quatro mil feridos a cada ano, custando ao sistema de saúde do Canadá cerca de US $ 75 milhões. Liu-Ambrose é uma das poucas pesquisadoras do país que investigam o papel da resistência de formação específica na promoção da mobilidade cognitiva de pessoas idosas.

Então como foi visto nestes dois estudos, com propósitos e em países diferentes, trabalhar com Levantamento de Peso é bom e saudável para a terceira idade. Mas sempre temos que lembrar que este movimento é muito especifico e deve ser ensinado por um profissional capacitado e com experiência em Levantamento de Peso.

Vamos treinar!!!

Luiz Martins
prof.luizmartins@hotmail.com


 
 
Edições Anteriores
Edição Nº 29

 

* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016