Livro
MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA EM SÃO PAULO
Um guia antropológico para cariocas e simpatizantes
Por Raquel Oguri
|
Autor Raquel Oguri
Editora: Casa da Palavra
Edição: 1ª
Ano: 2011 |
Ao me mudar pra São Paulo, em 2007, senti o mesmo que Caetano Veloso: “é que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi”. Para escapar da monstruosa megalópole, optei pela estratégia de observar e conhecer o que tanto me assustava e descobri tratar-se não de um vilão, mas de uma fascinante cidade. Tão interessante e intrigante que, em 2011, decidi escrever sobre minha experiência no Manual de Sobrevivência em São Paulo – um guia para cariocas e simpatizantes. No livro trato São Paulo com muito carinho através de um ponto de vista leve e bem-humorado, traços típicos do carioca.
O livro é uma mistura de guia com manual de comportamento. As diversas dicas culturais andam sempre juntas a um olhar atento e curioso sobre o comportamento e o estilo de vida da cidade. Com isso, tento ajudar os leitores a entender as diferenças e conflitos entre os habitantes dos dois maiores centros urbanos do país: São Paulo e Rio de Janeiro.
O livro também traz diferentes olhares de personalidades que vivem na ponte-aérea como Ricardo Boechat, Ruy Castro, Marcelo Duarte e Lobão. Foi sem dúvida um privilégio ter entrevistado pessoas com olhares tão diversos e interessantes. Participações essenciais que tornaram possíveis o meu sonho de oferecer aos leitores um rico mosaico sobre essa cidade fascinante chamada São Paulo.
Livro
HOMO DEUS
Uma breve história do amanhã
Por Nilde Tavares Lima
|
Título original: Homo Deus: A Brief History of Tomorrow
Autor: Yuval Noah Harari
Tradução: Paulo Geiger
Editora: Companhia das Letras
Ano de Lançamento: 2016 |
O autor do best-seller “Homo Deus: uma breve história da humanidade” volta neste livro a combinar ciência, história e filosofia na tentativa de compreender quem somos e descobrir para onde vamos. E, para tal, considera uma mudança de paradigma segundo a qual a vida de todos os organismos são máquinas de fazer cálculos e tomar decisões.
O livro de Harari leva os leitores de maneira sutil a fazerem perguntas e buscarem respostas sobre questões diferentes, a saber: O que é a vida? Somente um processamento de dados? E o nosso organismo? Realmente algoritmos? E o que é um algoritmo?
Harari considera que a tecnologia poderá tornar-se uma religião de dados com autoridade suficiente para desalojar religiões que colocam autoridade em Deus, no indivíduo, no próprio livre arbítrio. Ou seja, na visão de Harari os dados são a nova tecnologia com força tal para submeter e tornar obsoletos os fundamentos ideológicos da sociedade como a conhecemos.
A internet, a inteligência artificial, o processamento de dados, os algoritmos estão ganhando força. Porém a pergunta é: essa tecnologia facilitará a transformação da sociedade produzindo igualdade? Ou possibilitará novas e piores configurações das velhas injustiças?
O autor responde tais indagações combinando pesquisa de ponta com os mais recentes avanços científicos. Recomendamos a leitura.
Livro
HUMANO DEMAIS
A biografia do Padre Fábio de Melo
Por Nilde Tavares Lima
|
Título: Humano Demais: a biografia do Padre Fábio de Melo
Autora: Rodrigo Alvarez
Tradução: Claudio Carina
Editora: Globo São Paulo
Ano de Lançamento: 2016 |
O autor Rodrigo Alvarez é correspondente da TV Globo em Berlim. Desde 1999, como repórter, vem cobrindo os principais acontecimentos do Brasil e do mundo. Paralelamente, escreveu livros cujos títulos “Maria”, “Aparecida” e “Haiti, depois do Inferno” tiveram excelente aceitação, tornando-se best-sellers.
Em “Humano Demais” reencontramos Rodrigo agora apresentando a história de um religioso inquieto, instigante, questionador. Mais de 100 entrevistas foram realizadas assim como viagens e, sobretudo, muitas conversas exclusivas com Padre Fábio de Melo.
A leitura de “Humano Demais” nos revela um padre culto, inteligente, devoto, amigo, intelectual, reflexivo e muito espontâneo.
É uma história cuja narração corajosa e franca feita por um dos mais credenciados jornalistas da atualidade expõem sem entraves a vida de um padre que tornou-se um dos maiores pregadores da atualidade. Por vezes, ousado na pregação, mas acima de tudo, humano demais.