Iogurte
O Iogurte, Yoghurt, Yo´gun "denso" é uma forma de leite em que o açúcar (a lactose) foi transformado em ácido láctico, por fermentação bacteriana. É um liquido espesso, branco e levemente ácido, muito nutritivo e saboroso. Pode ser adicionado a frutas, sobremesas e até como molho de saladas. Em regimes de emagrecimento pode ser utilizado no lugar do creme de leite e é muito menos calórico. A ele são atribuídos poderes de longevidade e por este e muitos outros benefícios à saúde é muito difundido no mundo inteiro. Sua origem, entretanto, é um pouco duvidosa.
Uma teoria data do período neolítico, entre 5.000 a 3.500 a.C, e conta que os pastores, que se alimentavam com o leite de animais domesticados, deixaram o mesmo armazenado em locais de alta temperatura . Ele fermentou e virou uma espécie de iogurte.
Outra teoria vem da Turquia. Lá, o leite fresco era guardado em sacos feitos de pele de cabra. Como eram transportados por camelos, os sacos em contato com o calor do corpo do animal favoreciam a produção das bactérias e transformavam o leite em iogurte.
Em todo caso, desde os tempos bíblicos o leite fermentado era considerado mais sadio e mais fácil de digerir que o próprio leite.
No século II a.C Galeno, um célebre médico grego, realçou seus benefícios tanto na digestão como na purificação dos problemas biliares e estomacais.
No século VII, surgiu em Damasco uma obra onde os médicos gregos, árabes e hindus recomendavam o consumo do iogurte para melhorar inúmeros problemas de saúde. Discórides, outro médico da antiguidade, aconselhava o uso do leite fermentado para purificar o sangue e tratar o fígado e a tuberculose. Já os Romanos o apreciavam, não só por suas qualidades, mas também porque era um alimento fino e chique.
O leite fermentado que deu origem ao atual iogurte teve origem nas regiões balcânicas e da Turquia Asiática. Algumas fontes históricas relatam que foram os búlgaros, nômades da Ásia, que trouxeram o iogurte para a Europa na segunda metade do século VII.
No entanto, o iogurte começou a ser realmente comercializado no início do século XX, depois dos estudos realizados pelo biólogo russo Ilha Metchnikoff sobre a dieta dos habitantes da Bulgária e Turquia, cuja longevidade atraiu a sua curiosidade científica.
Hoje está comprovado que o consumo do iogurte colabora no bom funcionamento do intestino e, como contém cálcio, ajuda a fortalecer os dentes. Ele também é indicado para pessoas que sofrem de osteoporose e para mulheres que necessitam de reposição de cálcio na fase de menopausa.
No calor, tome um copo de iogurte batido com morango e refresque-se. Huuuum!
Viviane Bigio
vibigio@uol.com.br
Fontes:
http://www.danone.com.br/empresa.php?secao=historia
Acessado em 20/9/2012
http://www.yogurtmania.com.br/historia-do-iogurte
Acessado em 20/9/2012
http://pt.wikipedia.org/wiki/Iogurte
Acessado em 20/9/2012
www.nestle.pt/empresa/Brands/Iogurte/.../HistoriaDoIogurte.aspx
Acessado em 20/9/2012
|