Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 

  Página inicial  

Meus Pés

1968

1968


Por Sueli Carrasco

Não se esqueçam de que era o ano de 1968, época de costumes completamente diferentes dos atuais. Estávamos comprometidos há seis anos, já tínhamos nos graduado e queríamos ter a nossa própria casa, sentíamos essa necessidade.

Entretanto, eu tinha um obstáculo a saltar: o meu pai estava doente já há alguns anos e não sabia como desprender-me de minha casa e deixar a minha mãe sozinha para cuidar dele. Sua doença era grave e os médicos haviam alertado sobre o risco iminente de morte.

Meus pais eram ícones para mim, pois sabíamos - eu e minha irmã - que éramos as principais motivações de suas vidas. Em minha mente doída parecia que eles não conseguiriam viver sozinhos, já que minha irmã estava casada há vários anos.

Era eu que administrava a casa, literalmente falando. Todavia, como a palavra “problema” para mim implica em solução, tive que encontrar uma, que não complicasse a minha saúde mental e não me deixasse com arrependimentos. Trabalhei na minha cabeça que eu iria me casar e não mudar para outro país, que somente iria para outro bairro, o mais próximo possível.

Então me fortaleci com o dito que “o ser humano não vem para esta vida com tempo de validade pré-estabelecido e só o nosso universo é que pode decidi-lo”.

Armei-me de coragem e fui conversar com o meu pai. O que mais me marcou, recordo como se fosse hoje, foi a sua debilidade diante da notícia: as lágrimas escorriam pelo seu rosto, mas com uma tranquilidade inverossímil disse: “Isso faz parte da vida, porque eu fiz o mesmo” e completou: “Eu não vou perder uma filha e sim ganhar um filho”. E o ganhou, mas não por muito tempo.

 

 
Edições Anteriores
* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016