Livros
A Cara do Rio
Por Rosa Oguri
Título: A Cara do Rio
Autores:
Ricardo Amaral
Raquel Oguri
Editora: Rara Cultura
Ano: 2016
A Cara do Rio, o livro que Raquel Oguri teve a honra de escrever a quatro mãos com o empresário Ricardo Amaral, é um resgate da memória do Rio de Janeiro através de saborosas histórias e estórias - desde o nascimento da cidade até os dias de hoje.
Como "flaneurs", os autores convidam o leitor a um passeio pelas ruas, personagens, gastronomia, lazer e tantos outros assuntos que compõem um verdadeiro mosaico histórico da cidade. Relembram passagens inusitadas como: o sucesso das touradas no Rio no início do século XIX, personagens da Era de Ouro do Rádio como Ademar Casé e sua espetacular trajetória de vendedor de rádios a um dos maiores comunicadores do país e o impressionante crescimento de bairros como a Villa Ipanema, que de inóspito areal se transformou em um dos metros quadrados mais cobiçados do país.
Há também outras curiosidades como a origem do termo “carioca” e o primeiro carioquinha, o porquê do nome São Sebastião do Rio de Janeiro, o surgimento da expressão Cidade Maravilhosa, os bastidores do Império Português, o Rio à francesa de Pereira Passos e o curioso nascimento do jogo do bicho.
Essas são apenas algumas das saborosas memórias da cidade carioca dentre tantas outras, fruto de dois anos de pesquisa, que os leitores poderão encontrar no livro.
Mas a mensagem mais importante é que não deixemos de mergulhar no passado. Afinal, conhecer a nossa história é fundamental para que possamos entender melhor o presente e a refletir sobre o futuro.
O Estrangeiro
Por Maria da Graça Guimarães Feijó
Título: O Estrangeiro
Autor: Albert Camus
Tradução: Valerie Rumjanek
Editora: Best Bolso
Ano: 1942
“O Estrangeiro”, mesmo passados quase 70 anos da sua publicação, continua sendo um dos livros que mais se destacaram na literatura francesa do século XX, pelo seu magnetismo e por ser o primeiro romance clássico da época.
Mersault, funcionário de escritório na cidade de Argel, assiste com indiferença o enterro da mãe que estava numa clínica de repouso. Em seguida apaixona-se por uma ex colega de trabalho e se deixa envolver numa trama de vingança amorosa que o levará a cometer um assassinato.
Estamos diante de uma consciência estranha, esvaziada, estrangeira a tudo que vive no tempo presente, um anti-herói pelo seu caráter banal.
Por outro lado, o livro tem uma atenção obsessiva para que nada escape ao movimento descrito dirigido ao destino final das peripécias feitas por Meursault.
O clímax do livro é o assassinato do árabe na praia, cometido sem premeditação e que nem pode ser atribuído a um colapso de consciência.
“O Estrangeiro” nos oferece uma contradição entre a matéria narrada e sua forma, entre o romance e a recusa de seu personagem em aceitar a lógica dos tribunais e da sociedade.
O que dá Sentido à sua Vida?
Por Célia Gennari
Título: O que dá Sentido à sua Vida?
Autor: Canísio Mayer
Editora: Ideias e Letras
Ano: 2019
O livro reflete uma temática muito séria e atual, uma questão profunda e necessária, urgente e contundente: O QUE DÁ SENTIDO À SUA VIDA? O conteúdo é fruto de anos de reflexão, escuta, pesquisa, entrevistas, surpresas e mergulhos do autor, que se sente realizado com o resultado final em forma de um livro.