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ATENÇÃO ÀS TECNOLOGIAS SOCIAIS


Por Renata Bancovsky*

As tecnologias estão presentes na sociedade: fazem parte do nosso cotidiano e atividades diárias. Estes são os motivos que levam o público da maturidade/terceira idade a estarem conectados no mundo virtual. A possibilidade de ter um e-mail, ser usuário de uma rede social, realizar pesquisas na Internet, conversar via computador com um amigo ou parente distante são aspectos que favorecem este público e torna-se mais constante a curiosidade e motivação de “estar no mundo virtual”.

Em vários segmentos de nossas vidas fazemos uso das tecnologias, seja em um banco para sacar dinheiro ou pagar uma conta, ao pagar o mercado com cartão do banco, onde digitamos a senha, pegar recado na secretária eletrônica, enviar mensagem utilizando o celular, conectar via Skype para conversar com um parente ou amigo distante etc. Enfim, as tecnologias estão presentes nas diversas tarefas que utilizamos em nosso cotidiano.

Segundo a revista Info, em 2013 os maiores de 65 anos foram o grupo demográfico que mais cresceu na maioria das redes sociais nos Estados Unidos, incluindo Facebook e Twitter, um aumento que contrasta com uma leve diminuição no número de usuários mais jovens, segundo um levantamento do Centro de Pesquisas Pew divulgado recentemente.
(http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/2014/01/terceira-idade-e-o-novo-publico-do-facebook.shtml)

Sentirem-se incluídos na sociedade atual, além de estarem atualizados e conectados na web, são os benefícios desta faixa etária, que procura possibilidades de compartilhar informações com um número maior de pessoas de forma dinâmica, atrativa e motivadora, além de estar conectado com amigos, familiares próximos ou distantes presencialmente. O interesse em aprender e utilizar o Skype é muito grande, pois é uma forma dinâmica para se comunicar: é possível falar, ver e ouvir amigos e familiares na maioria das vezes distantes. A possibilidade de realizar uma reunião com um ou vários parceiros de trabalho ou até mesmo familiares é outra forma interessante de utilizar este software.

   

É o poder compartilhar informações, gerar conteúdos de forma livre e direta que muitas vezes possibilita interações entre grupos diversos e diferentes culturas. Além dos jogos, que por anos foram praticamente a interação entre usuário e máquina, o público da maturidade ao utilizar o computador hoje em dia, se atualiza e utiliza as tecnologias a seu favor. Acredito que as redes sociais possibilitaram uma interação maior entre as pessoas, pois é possível encontrar amigos da infância, distantes e se sentir mais próximos, mesmo que seja virtualmente. Nestas redes sociais (Facebook, Linkedin, Twitter, Instagram) as pessoas se encontram normalmente por um objetivo em comum, afinidades que rompem as barreiras geográficas.

Segundo estudo do IBGE, em 2011, 77,7 milhões de pessoas tinham acesso à web, o equivalente a 46,5% da população pesquisada, com 10 anos de idade ou mais. Eram 45,8 milhões de pessoas a mais do que o observado no levantamento de 2005, quando 20,9% da população estava conectada. Os jovens continuam concentrando o maior número de acessos, principalmente na faixa etária de 15 a 17 anos (74,1%) e de 18 ou 19 anos (71,8%). Houve crescimento em todos os grupos de idade, em geral acima dos 100%, mas a variação foi muito mais representativa no grupo dos 50 anos de idade ou mais: 222,3% no período de seis anos – um incremento de aproximadamente 5,6 milhões de pessoas. (http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/a-terceira-idade-invade-a-internet)

Mas para que possamos fazer um uso saudável das tecnologias, devemos nos proteger como nos protegemos em qualquer outro segmento de nossas vidas - ao atravessar uma rua, entrar em uma loja para comprar um produto, ir ao banco fazer um saque ou pagar uma conta, checar os itens de segurança do automóvel antes de viajar – e ao fazer uso das tecnologias, do mundo virtual não é diferente. Precisamos nos proteger e não expor demais nossas vidas. Devemos saber o que e para que devemos expor.

Antes de efetuar uma compra online, veja se o site é seguro, se possui endereço presencial, CNPJ e um número de telefone. Tenha um antivírus instalado e atualizado. Mantenha contato somente com pessoas conhecidas em suas redes sociais e não pense quantitativamente nestes amigos e sim na qualidade em tê-los e como compartilhar informações. São realmente pessoas confiáveis, amigos, parentes para as quais você irá expor suas informações, fotos, locais onde está ou esteve?

Evite fotos em que sua vida esteja totalmente exposta na web, principalmente de crianças, com uniforme da escola, roupas íntimas ou no momento do banho. Os avós acham uma graça dar banho em seus netos e clicar este momento tão íntimo, mas cuidado: uma vez uma foto na web, pode se tornar algo perigoso e acessível a pedófilos, por exemplo.

Marcar a localização atual virou outro costume. Mas toda a atenção para isso. Sua marcação, estando nas redes sociais, pode tornar você um alvo fácil para os mal intencionados. Você muitas vezes, de forma inocente, expõe onde e com quem está, adicionando uma foto, mostra os seus trajes, tornando-se uma vítima mais fácil ainda.

Uma outra vertente interessante em relação ao uso e avanço das redes sociais, faz com que o comércio, em geral, mantenha a qualidade na prestação de seus serviços. Hoje em dia é muito fácil denunciar uma empresa ou loja na web e/ou redes sociais. Com o avanço tecnológico e o público cada vez mais presente nas redes, a sociedade se torna mais exigente em relação à qualidade dos produtos comercializados e apresentados à população. Hoje em dia, os clientes são mais conscientes e diante da possibilidade de se expressar nas redes sociais, a favor ou contra um determinado produto ou empresa, de forma rápida e dinâmica, faz com que as empresas trabalhem e atuem na sociedade de forma mais clara e respeitando os seus consumidores.

Creio que para as empresas que desejam prosperar e caminhar lado a lado com seus clientes é preciso fazer uso das redes sociais, para que possam dialogar com seus clientes, apresentar seus produtos e, consequentemente, receber dos usuários das redes sociais um feedback da qualidade de seus produtos.

É isso. O mundo virtual está aí para ser utilizado de forma saudável, inteligente e prática, favorecendo-nos e agilizando em muitos afazeres, para que possamos ter uma vida mais saudável, evitando muitas vezes serviços burocráticos e filas intermináveis. Vamos aproveitar o que estes recursos têm a nos oferecer.

 

*Renata Bancovsky é professora de Informática da Universidade Aberta à Maturidade – UAM PUC-SP


 
 
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* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
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