Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 

  Página inicial  

Biografia: Purificacion Bermudez, das lágrimas ao sorriso

 

Biografia: Purificacion Bermudez, das lágrimas ao sorriso

Por Emilyn Silva Bermudez de Freitas*

Purificacion Bermudez Sola, nasceu na Espanha, em Granada, em outubro de 1950. Em 1954, devido à situação crítica em que a Espanha se encontrava, seus pais, com uma filha de quatro anos e um filho de um ano, se viram sem opção e resolveram emigrar para o Brasil.

Assim que chegou ao Brasil, a família foi morar em uma fazenda de café, em Adamantina (SP). Com quatro anos de idade a menina ajudava os pais limpando os troncos de café.

 

 

Em 1960, cansados do serviço escravo na fazenda e sem perspectiva de vida, eles resolvem ir para São Paulo (capital), onde viveram em um cortiço. Enquanto seu pai trabalhava de guarda noturno e sua mãe como costureira, Purificacion fazia as tarefas domésticas e ia para a escola.

Com 14 anos, Purificacion conseguiu emprego na Editora Abril, na Marginal. Lá conheceu aquele que seria seu futuro marido. E, assim que completou 18 anos, casou-se. Infelizmente, o casamento era abusivo e cheio de traição.

 

 

Seu primeiro filho nasceu em 1969 e dois anos depois (1971) veio ao mundo o segundo. Quando o terceiro bebê nasceu (1976) e completou 30 dias, seu marido abandonou-a em um casebre à beira da estrada, no km 68 da BR 116, para viver com outra mulher. Vendo-se sozinha, com três filhos, ela resolve voltar para a casa de seus pais, que a ajudaram a criar as crianças.

Em 1983, sete anos após sua separação, casou-se novamente. Desse relacionamento nasceu mais uma menina (1984). Mas, após 12 anos de casada seu marido veio a falecer aos 46 anos, após um Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido como derrame. Cansada, Purificacion entrou em estado de depressão que durou três longos anos. Preocupadas, algumas de suas amigas começaram a convidá-la para o Baile da Terceira Idade. No início ela relutou, mas depois que ela decidiu concordar, percebeu que tinha tomado a melhor decisão da sua vida.

 

 

Durante 20 anos frequentou o baile e sempre repetia que estava muito feliz. Ela se divertia muito com seus amigos e dizia que queria morrer dançando no baile.

Por ironia do destino, no dia 19 de fevereiro de 2023, Purificacion teve um infarto enquanto estava no baile e, por um milagre, seus amigos enfermeiros conseguiram salvar a vida dela.

 

 

Hoje em dia, aos 73 anos, ela se encontra em recuperação, aguardando ansiosamente a permissão dos médicos para poder voltar ao baile.

Uma de suas frases diárias é: “Gratidão total a Deus”.

*A colaboradora Emilyn Bermudez é neta da D. Purificacion.

 

 
Edições Anteriores
* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016