Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 

Página inicial  


Livros


SÂNDALO VERMELHO E OS GATUNOS OLHOS DELA

Por Célia Gennari

Título: Sândalo vermelho e os gatunos olhos dela

Autor: Camilla Loreta

Editora: Editora Urutau

Ano: 2022

Idioma: Português

 

 

Sobre o livro:

Por meio de uma linguagem que passeia entre os diários de viagem, o onírico e as conexões entre passado e presente, o romance "Sândalo vermelho e os gatunos olhos dela" (Editora Urutau, 216 p.), de Camilla Loreta, explora questões de ancestralidade e de linhagem materna. A autora, que já havia feito incursões na poesia, estreia como romancista com uma prosa ágil, ambientada na Polônia contemporânea.

Na obra, acompanhamos a travessia e o inconsciente da protagonista Léia Stachewski, filha de pai polonês e mãe brasileira, que nasceu e passou a infância no Rio de Janeiro. Após misteriosos acontecimentos vividos pela família, ela retorna à Polônia. No decorrer da narrativa, a personagem decide iniciar uma viagem de carro sozinha pelo Leste Europeu, rumo à Finlândia. Perdida em um território gelado, ela relembra momentos de sua formação no Brasil, origens familiares e motivações.

O enredo também se baseia na vida de duas mulheres: uma cigana polonesa, Papusza, que foi a mulher de seu povo a escrever, mesmo que isso fosse de encontro aos costumes tradicionais do povo romani; e Sydonia Von Bork, a última princesa da Pomerânia, acusada de bruxaria e queimada na Inquisição após 15 anos de julgamento.

Ao iniciar a viagem que norteia a história, Léia descobre que as duas também permeiam as anotações de James, um astronauta americano que realiza pesquisas para a Nasa, durante um período de trabalho na Polônia.

O romance começou a ser desenhado em 2016, quando Loreta foi convidada para uma residência artística na Polônia, em uma pequena cidade chamada Marianowo e conheceu a história das duas, de forma inusitada. "A casa onde me instalei era um antigo monastério – e havia sido a última morada de Sydonia. Ali também tomei conhecimento sobre a existência de Papusza e me interessei instantaneamente por suas vidas. Comecei a pesquisar sobre ambas e foi isso que me levou a iniciar a escrita", lembra.

A voz narrativa se alterna entre primeira e terceira pessoa. Em alguns momentos, a perspectiva é de Léia, em outros, acompanhamos a visão de outros narradores, o que contribui para o estilo fragmentário da obra e aos constantes incômodos da protagonista, que, apesar de ser avessa a mudanças, desloca-se por diferentes cenários e países durante o enredo.


 

PARA FACILITAR A VIDA DOS MAIS VELHOS

Por Ivani Cardoso


A psicóloga Maria Celia de Abreu, coordenadora do Ideac – Instituto para o Desenvolvimento Educacional, Artístico e Científico – percebeu que era difícil encontrar no mercado publicações voltadas para o cotidiano das pessoas velhas. Por isso, resolveu criar produtos para esse segmento, desenvolvendo também a memória e os relacionamentos, além de facilitar e ajudar a organizar a vida financeira.

 

Título: Calendário dos Afetos


Todos sabem como é complicado esquecer datas importantes, não é? Com o Calendário dos Afetos, aniversários, casamentos, formaturas, viagens, mudanças de endereço e outros dias importantes serão sempre lembrados e celebrados. O Calendário dos Afetos serve para diminuir os embaraços dos esquecimentos. Nele fica anotada cada data que tenha para você uma conotação afetiva, aquela data que não quer deixar passar em branco. Você preenche e garante não estressar a memória e não magoar as pessoas que valem a pena em sua vida.

 

Título: Calendário das Finanças


Lidar com dinheiro com objetividade exige organização, sistematização e disciplina. Para detalhar rendimentos, gastos, despesas extras e muito mais, manter as contas em ordem e evitar surpresas desagradáveis o Ideac criou o Calendário das Finanças. De forma simples e clara, você registra nele toda a movimentação financeira. A publicação foi projetada para auxiliar pessoas mais velhas, principalmente quem já está aposentado ou os mais jovens que desejam organizar a vida financeira.

 

Título: Conta essa, Vó / Conta Aquela, Vô


Netos adoram ouvir histórias e quando elas são sobre a família, melhor ainda. A proposta dessa publicação é ampliar e facilitar o diálogo entre membros de uma família. Através de perguntas de um neto/a curioso/a, o avô/a amorosamente revela detalhes sobre sua própria infância. Também há espaço para questões criadas pelo próprio neto/a. O resultado é um legado original e cheio de afeto, e resulta em divertidas conversas.

 

Para saber mais: www.ideac.com.br

 

 
Edições Anteriores

Edição Nº 29


* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016