Livros
O PROFETA
Por Nilde Tavares Lima
Título: O Profeta
Autor: Khalil Gibran
Editora: Martin Claret
Ano: 2020
Ficção Libanesa
Sobre o livro:
Desde sua primeira publicação (1923) O Profeta conquistou seus leitores pela beleza e profundidade de seu texto. Tratam-se de 16 dissertações a respeito de temas fundamentais da vida, enunciadas por uma personagem chamada Almustafa, que em árabe significa "o purificado" ou "o eleito".
O texto de Gibran trabalha com diversas alegorias. Através delas suas palavras procuram orientar, esclarecer, propor reflexões e assim prestar-se a reinterpretações constantes. Em outras palavras "O Profeta "é uma obra destinada a reflexão. E como nos apresenta o professor de literatura árabe Mamede Jarouche, Gibran colocou em primeiro lugar não a matéria, mas o espirito, sendo que a cada nova leitura dessa obra imortal, o entendimento da vida se renova, e isso certamente era um dos seus propósitos.
"O amor nada dá, além de si mesmo, e nada tira, senão de si mesmo. O amor não possui nem quer ser possuído, pois o amor e' suficiente ao amor" – Khalil Gibran
Sobre o autor:
Khalil Gibran nasceu em 06 de janeiro de 1883, na minúscula aldeia montanhosa de Berrache, Líbano, numa família empobrecida esquecida entre tantas que agonizavam sob o brutal domínio Otomano.
Foi alfabetizado e educado por sacerdotes da igreja Maronita, tendo demonstrado desde cedo sua inclinação pelas letras e artes, notadamente a pintura e a literatura.
Produziu cerca de setecentos quadros e chegou a escrever – "quero que cada quadro seja o início de um quadro invisível". Sua produção literária em prosa e em verso, foi em quantidade menor.
Em árabe alguns trabalhos são: "As ninfas dos Bosques", "Asas quebradas", "As tempestades", e em inglês "O louco", "Jesus, Filho do Homem", "O Errante", em que completa a crítica de cunho social iniciada em "O Profeta".
A vida de Gibran teve tanto de curta, como de intensa.
Dedicou-se a exaustão as questões do Mundo Árabe mantendo-se atento a cena política e à luta contra a dominação otomana.
PNL SISTÊMICA HUMANIZADA:
o mundo pede para ser curado
Por Célia Gennari
Título: PNL SISTÊMICA HUMANIZADA: o mundo pede para ser curado
Autores: Deborah Epelman e Andréia Roma (coord.), Allan Santos (prefácio), Alexandre Mora, Anderson Marcos Leite, Daniel Nakasato, Judith DeLozier, Eliane Aparecida de Mello, Fabiana Carvalhal, Janaina Munhoz, Laine Liblik, Larissa Mahnis, Lynne Conwell, Márcia Muniz, Marcos Dantas Jr., Marco Meda, Maria Inês Zampolin Coelho, Mariângela Fortes Veiga, Nicéia Lazar, Paul Michael Sanner, Rita Aleluia, Rodrigo Cristiano de Campos, Rosana Oliveira, Robert Dilts e Sueli Cassis.
Editora: Editora Leader
Ano: 2022
Sobre o livro:
PNL Sistêmica Humanizada – O mundo pede para ser curado mostra de que maneira essa metodologia pode contribuir para um mundo melhor, começando pelas pessoas, pois elas são agentes das transformações.
Especialistas reunidos, sob a coordenação de Deborah Epelman e Andréia Roma, mostram como a PNL, ao longo do tempo, vem revolucionando os métodos de comunicação e relacionamento humano, com excelentes resultados no desenvolvimento pessoal e também profissional. Demonstrar como isso ocorre é um dos objetivos principais deste livro e é feito por meio de processos práticos, vivências e exercícios compartilhados pelos escritores.