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Cinema, Amnésia e os Processos de Memória

Por Prof. Moysés Araújo

Na comédia romântica do filme de Peter Segal, “Como se fosse a primeira vez”, a personagem Lucy (Drew Barrymore) sofre um acidente de carro e bate a cabeça. Ela lembra de eventos antes do acidente e pode formar novas memórias, mas que são rapidamente esquecidas a cada noite quando vai dormir. As memórias de Lucy não duram mais que um dia. Com isso, Henry (Adam Sendler) é obrigado a conquistá-la dia após dia para poder ficar com ela.

A personagem Lucy sofre de um transtorno mental, a amnésia, que é muito apresentado em filmes como “Procurando Nemo”, “Procura-se Susan Desesperadamente” e “Amnésia”. Será que este tema é tratado corretamente no filme?

Segundo Iván Izquierdo, memória significa aquisição, formação, conservação e evocação de informações. A aquisição é também chamada de aprendizado ou aprendizagem: só se “grava” aquilo que foi aprendido. A evocação é também chamada de recordação, lembrança, recuperação. Só lembramos aquilo que gravamos, aquilo que foi aprendido.

Portanto, a memória é uma coleção de sistemas independentes do cérebro que nos possibilita aprender e lembrar diferentes tipos de informação. Cada sistema de memória inclui:

1. Memória de trabalho: que nos possibilita conservar os pensamentos da mente. Usamos para lembrar mentalmente o telefone de um amigo ou para visualizar uma imagem de como nosso quarto ficaria se mudássemos a mobília. É projetada para retenção de curta duração temporária.

2. Memória episódica: que usamos para reter as experiências de nossas vidas. Envolve a consciência para recuperar e lembrar experiências de nossas vidas pessoais, lembrar eventos passados tais como o nosso filme favorito, férias familiares ou nosso primeiro beijo.

3. Memória semântica: que mantém o conhecimento adquirido. Usamos para saber o significado da palavra ecologia, fazer cálculos numéricos, saber que morcegos são animais noturnos etc. Ela é mais genérica.

4. Memória procedural: representa a nossa habilidade para aprender e realizar atividades complexas. Usamos para ações de habilidade como andar de bicicleta, dirigir um carro, jogar tênis etc. Uma vez adquirida, pode ser usada pela vida toda. Só pode ser demonstrada fazendo as coisas e não é só descritiva.

A memória de curta duração é retida por um período curto de tempo e em pequenas quantidades. A memória de longa duração nos permite reter uma vasta quantidade de informações em um período longo de tempo. Para haver uma retenção duradoura precisa haver uma consolidação da retenção de curta duração. A estrutura no cérebro responsável para a consolidação destas memórias é o hipocampo.

Amnésia significa sem memória, é uma doença relativamente rara causada por vários fatores que levam à deficiência temporária ou permanente.

Segundo Alan Baddeley, há os seguintes tipos de amnésia:

1. Amnésia anterógrada: problema de codificação, armazenagem ou evocação de informação que pode ser utilizada no futuro.

2. Amnésia retrógrada: problema em acessar eventos que ocorrem no passado.

3. Amnésia pós-traumática (APT): pacientes com dificuldade em formar novas memórias. Com frequência ocorrem após lesões na cabeça por séria concussão e tendem a melhorar com o tempo.

4. Amnésia transitória global (ATG): indivíduos aparentemente normais repentinamente desenvolvem sérios problemas na formação e evocação de novas memórias. A causa é desconhecida e a condição tende a se resolver com relativa rapidez.

No filme, a personagem Lucy sofre de uma espécie de amnésia anterógrada fictícia, em que os eventos ocorridos durante o dia desaparecem à noite. Este padrão, a capacidade de armazenar memórias mas perdê-las em seguida de maneira seletiva com tempo marcado, não existe. Também não há evidências científicas e nem foi descoberto que memórias perdidas de uma pessoa após uma batida na cabeça poderiam ser recuperadas por uma segunda batida na cabeça como visto em alguns filmes, como por exemplo no filme “Procura-se Susan Desesperadamente”. Na verdade, uma segunda batida na cabeça pode às vezes produzir inchaço cerebral, levando a um dano maior no cérebro. O cérebro não tem conexões soltas: as sinapses unem tão bem os neurônios que nenhuma pancada jamais iria “soltá-las”, a não ser um ferimento totalmente destrutivo.

Danos no cérebro, como uma concussão, podem causar sérios problemas de memória, mas não como retratado no filme. Lesões cerebrais podem tornar difícil formar memórias de longo prazo que dão continuidade para nossa vida diária, mas a memória não pode funcionar durante o dia e somente parar de funcionar à noite. Se a lesão de Lucy fosse severa o suficiente para impedi-la de formar novas memórias, ela acharia difícil lembrar qualquer coisa nova por mais do que poucos minutos. Ela seria capaz de seguir comerciais curtos na televisão, mas estórias longas a deixariam confusa, ela esqueceria cenas anteriores. Ela ficaria totalmente dependente de ajuda externa, como ter que usar calendários de paredes, livros de anotações, listas, diários, gravações etc.

A amnésia é um dos tópicos sobre memória mais comuns nos filmes e frequentemente é tratada de maneira errada pelos cineastas. As representações de transtornos mentais nos filmes podem reforçar ideias comuns, porém erradas, sobre os mecanismos cerebrais.

Em filmes em que a representação é incorreta, a vítima muitas vezes é considerada engraçada ou até mesmo ridícula. Existem filmes em que a representação de transtornos mentais é tratada de forma correta, como nos filmes “Amnésia”, “Procurando Nemo”, “Uma mente brilhante” e “Tempo de despertar”. Nestes, os pacientes são retratados com precisão quase sempre de modo comovente e captam a essência do que significa ter uma doença mental.

Referências:

Filme:

Como se fosse a primeira vez, dirigido por Peter Segal, com Drew Barrymore e Adam Sendler (2004).

Livros:

Alan Baddeley e outros, Memória, Editora Artmed, 2011

Iván Izquierdo, Memória, Editora Artmed, 2011

John Seamon, Memory and Movies, The MIT Press, 2015

 
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Edição Nº 29
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