Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 

 
Página inicial
  

JULIO GARTNER: O SOBREVIVENTE SORRIDENTE


Por Célia Gennari*

Julio Gartner esteve na Universidade Aberta à Maturidade da PUC-SP no segundo semestre de 2014. Isso mesmo! Um dos sobreviventes do Holocausto esteve na sala da turma da qual faz parte sua sobrinha. Foi um momento inesquecível para aquelas que puderam ouvir seus relatos sobre os momentos vividos durante esse período tão triste da história mundial.

Sr. Julio participa do projeto SOBREVIVI AO HOLOCAUSTO, um documentário sobre um sobrevivente de campos de concentração durante a segunda guerra mundial, produzido por João Pedro de Albuquerque e Márcio Pitliuk.

Na exposição feita por Julio, na UAM, foi possível sentir de profunda tristeza a profunda alegria. Como foi bom ouvir e aprender com ele a sobreviver a coisas bem menores do que o Holocausto.

Pelas fotos é possível ver e sentir seu semblante calmo, amistoso, descontraído e até mesmo paternal. Às vezes parece que ele olha a todos com a ternura de quem viveu dores tão grandes e consegue compreender dores tão pequenas.

O homem que tanto viveu transmite a todos o amor pela vida e a força que a vontade de viver pode dar àqueles que estão desistindo. Ele nos mostra que é possível sobreviver a tudo e a todos. Sorte ou luta, separados ou juntos, tudo nele nos inspira seguir em frente e não desistir.

Ele fala de esperança e felicidade, mostrando uma sabedoria ímpar.
Por tudo isso, o que era para ser um filme sobre o Holocausto, virou um filme sobre Julio Gartner, que não pode deixar de ser visto, em DVD, pelos interessados no assunto.

Sua história foi recontada. Os produtores seguiram pelos locais onde ela aconteceu: gueto de Cracóvia, na Polônia e, após passarem pelos campos de concentração de Plaszow, Aushwitz, Mathausen, Melke e Ebensee e por mais trechos de sua história na Itália e na França, desembarcam com ele no Rio de Janeiro.


O desenvolvimento do documentário, da pré a pós-produção, também pode ser visto no blog http://sobreviviaoholocausto.wordpress.com/. Quer saber mais sobre ele? Acesse!

 

*Texto e fotos: Célia Gennari

 

 
Edições Anteriores
Edição Nº 29

* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016